Computador Lento? Como resolver

Pequenas alterações e ajustes no seu computador podem resolver o problema do computador lento. Muitas das vezes o computador já é bastante antigo e dasatualizado e não há muito a fazer. Mas na maioria das vezes podemos resolver a lentidão do computador com alguns cuidados e ajustes.

Não sou expert em Informática, mas eis algumas dicas que utilizo quando o meu computador começa a ficar lento.

Atenção que este trabalho pode ser penoso pois o computador está lento e podemos ter de deicar um dia para seguir estes passos e deixá-lo mais rápido.

1º Remover Programas e Arquivos desnecessários

Este é um dos principais factores para o computador estar lento. Facilmente instalamos programas / aplicações que raramente utilizamos e deixam o nosso computador sobre carregado.

Para remover programas temos de ir ao Painel de Controlo. Podemos encontrar facilmente na Lupa / Pesquisa. De seguida seleccionamos Programas. Irá aparecer uma lista dos programas instalados no nosso computador e escolhemos o que queremos desinstalar. Cuidado para não desinstalar programas necessários para o computador correr. Na duvida vou pesquisar no browser o que o programa faz.

Desinstalar um Programa no Windows

2º Limpeza do Disco

Primeiro vamos fazer o básico e limpar os ficheiros temporários da internet e ficheiros pouco necessários ou mesmo inúteis. Vamos na pesquisa escrever “Limpeza do disco” e seleccionamos a lixeira e os ficheiros temporários.

3º Faça uma Desfragmentação do Disco

À medida que vamos instalando / desinstalando programas o Windows vai ficando desorganizado o que faz que o computador fique lento, dificultando assim a leitura de dados.

A desfragmentação do disco vai ler todos os arquivos e espaços e vai reorganizar tudo. Assim a leitura dos dados vai ser mais rápida.

No Menu Iniciar vamos seleccionar Ferramentas Administrativas do Windows, Desfragmentar e Optimizar Unidades. Seleccione o disco que quer analisar, neste caso o c: e seleccione Analisar. Este processo pode demorar e, vai -nos indicar no final do processo se é preciso ou não Fragmentar.

Otimizar Unidades / Desfragmentação do Disco

4º Correr o Anti Vírus para detectar Vírus e Malware

Apesar de o Anti Vírus correr periodicamente no nosso computador, devemos de vez em quando entrar nele e fazer uma pesquisa manual de vírus e malware. É importante ter o antivírus sempre actualizado.

E no mercado existem muitos anti vírus disponíveis, alguns mesmo gratuitos. Não há desculpa para não ter um.

5º Scripts / Programas Online

Alguns scripts / Programas Online ajudam a analisar o computador e a restaurar o sistema.

Encontrei este script da Microsoft, por isso é fidedigno, e ele restaura algumas funções básicas do sistema, remove arquivos temporários, e restaura o Windows Update.

Na página explica facilmente como instalar o proceder. Atenção, não feche nunca a janela, pois este processo é demorado e só tem de ir respondendo Sim ou Não, ás perguntas do Sistema com S/N ou Y/N, respectivamente.

6º Limpeza dos Navegadores

Agora que o Windows está limpo e organizado, vamos verificar as extensões e scripts que estão a mais no nosso navegador. Eliminar então todos aqueles plugins ou extensões que não utilizamos. Organizar os marcadores e limpar histórico de navegação.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.