Carbonara na yammi

Fiz pela primeira vez carbonara em casa o meu marido amou pois é fà de comida italiana, e os pequenotes também aprovaram.
Esta receita rende bastante pois deu para dois tabuleiros grandes, comemos um numa refeição e pouco sobrou, porque o marido comeu mesmo bem, e outro foi para congelar. No dia que me apetecer carbonara é só tirar do congelador de manhã e à noite colocar no forno por 20 minutos a 180º.
Eu optei por fazer o molho bechamel na yammi enquanto cozi a massa na panela e depois fiz o molho de fiambre, cogumelos e bacon na yammi. Para simplificar podem comprar o molho bechamel e enquanto cozem a massa na panela fazem o molho.
Preparação do Molho Béchamel e Cozedura da Massa:
- Cozer a massa num tacho com água abundante por cerca de 15 minutos, com sal e um fio de azeite, convém ir mexendo de vez em quando para desapegar umas das outras. Escorrer a água e reservar no tacho.
- Entretanto na yammi ir fazendo o molho bechamel se não tiver de compra. Colocar no copo 500 ml leite, 50g de farinha, 15g de margarina, sal, pimenta, noz- moscada e programar 8 minutos a 90º na velocidade 3, envolver com a massa reservada.
Preparação:
- Com a lámina de mistura, colocar a cebola e os alhos e picar 5 segundos na velocidade 5. Refogar 8 min ST na velocidade 1.
- Juntar o fiambre aos cubos e os cogumelos e programar 10 minutos ST na velocidade 1.
- Adicionar o bacon, as natas, salsa, sal e pimenta a gosto e programar 5 minutos a 100º na velocidade 1.
- Juntar este molho à massa na qual já juntamos o bechamel e envolver bem, colocar em tabuleiros.
- Deixar arrefecer polvilhar com queijo ralado e congelar (caso seja para comer noutro dia)
- Ou levar ao forno a 180º por 20 minutos para gratinar.

