A Minha Experiência Yammi

Comprei a minha yammi já lá vão mais de 15 dias. Para já ainda estou numa fase de adaptação e conhecimento da maquineta, mas já lhe encontrei pontos bons e outros que não gosto tanto. E é essa experiência que quero transmitir.

Posso dizer que a primeira impressão não foi particularmente boa. Eu já me sentia nervosa por ter gasto tanto dinheiro na yammi e nem sabia se realmente lhe iria dar uso e se iria saber trabalhar correctamente com ela.

Depois as primeiras receitas não foram um grande sucesso, mas a maioria dos problemas estiveram relacionados com as “más” receitas que vêm no livro de receitas. Há a dizer que muitas das receitas carecem de reparos e acho mesmo que nalgumas delas os editores nem as provaram 🙂

Para dificultar as coisas, acabo de receber a yammi e, o meu marido arranjou-me um jantar de amigos em casa. Olho para o copo da yammi  e tento perceber o que vou conseguir cozinhar ali para 10 pessoas! E o jantar era 2 dias depois!

Conclusão, saiu um assado no forno. A yammi só mesmo para os doces e o acompanhamento. Não é possível de todo fazer uma grande jantarada na yammi.

Mas nem tudo foi mau, uns dias depois tive a festa de anos do meu filho. E aproveitei a yammi para fazer uns doces e salgados. Coisas que sem ela nunca iria fazer, e mesmo que fizesse não me iria sair tão bem.

Com os doces a experiência foi realmente muito boa. Na próxima festinha vou com certeza utilizar mais a yammi e poupar um bom dinheiro na pastelaria e supermercado com doces e salgados.

O que ainda não me convenceu foi com os cozinhados “ditos normais”. Ainda praticamente nada me saiu perfeito, ainda tenho de adaptar as receitas à minha cozinha 🙂 Mas 15 dias de uso ainda é pouco para fazer uma avaliação mais rigorosa.

Para já os pontos fortes e fracos que encontrei.

Pontos Fortes:

Limpeza: A limpeza é realmente uma maravilha, pode ir tudo à máquina. Mesmo que que queira lavar à mão basta deitar um pouco de água e detergente e ligar a máquina por 4 minutos por exemplo a 100º, ou carregar no turbo algumas vezes e fica muito fácil limpar.

Preparar Doces: Foi a principal razão que me levou a ficar com ela. Já tinha experimentado fazer doces há muito tempo atrás em casa e nunca mais. Detesto confusão na cozinha e para fazer doces já sabem, batedeiras, bacias, colheres de pau…e a lista nunca mais acaba. É uma confusão, faz-se o primeiro doce, limpa-se tudo e estamos cansadas 🙂

Com a Yammi já fiz mousse de chocolate, maravilha de chocolate, pão de ló, gelatinas, tarte chocolate e ficou tudo bom. Tem é de se encontrar a receita certa.

Fazer Sopas: Fazer sopas na yammi é uma delicia é só juntar os ingredientes, seleccionar a temperatura e no fim passar, bye bye varinha mágica. E a sopa fica muito cremosa.

Electrodomésticos a Menos – Cozinha mais liberta, com a yammi arrumei de vez com picadora, batedeira e varinha mágica.

Fácil de Usar: Penso que é muito fácil entender e trabalhar com a yammi, a velocidade é a velocidade em que a lâmina roda. Se queremos que alimentos fiquem mais ou menos triturados, ou mais ou menos mexidos. A temperatura é a que queremos para cozinhar. Não há muito mais a saber.

Pontos Fracos:

Copo Pequeno: Como disse anteriormente só dá para fazer refeições pequenas. se quiserem fazer um jantar para muitas pessoas ou fazer grandes quantidades e depois congelar como eu fazia, esqueçam.

Troca de Lâminas: A troca de Lâminas ainda me causa alguma confusão, então a yammi não é para descomplicar?

Lâmina: Há alimentos que ficam desfeitos mesmo com a lâmina de mistura. Por exemplo peixe ou salsichas só se pode colocar mesmo no final.

Não Frita, Grelha: Se forem adeptas de fritos, churrascadas etc, a yammi não é solução certamente, não é o meu caso.

Para rapar bem o copo também é uma chatice a lâmina só atrapalha. E não a posso desmontar pois assim fico com um buraco no meio do copo. Isso acontece por exemplo para tirar as claras em castelo para outro recipiente.

Tem de se estar sempre a lavar para fazer coisas diferentes, se quero fazer empadão, tenho de fazer o puré, lavar e depois fazer a carne. Entretanto o puré fica frio. Fazer uma refeição completa ao mesmo tempo ainda não consegui.

 

 

 

2 comments

  • Em relação a ter de lavar o copo para fazer por exemplo uma refeição completa, entre o prato e acompanhamento, estou a pensar comprar 1 copo extra. Resolve esse problema. Custa 50€ mas parece-me um bom investimento se pensarmos em fazer várias coisas ao mesmo tempo.

  • No meu caso bater claras em castelo optei usar pincel para retirar no fundo junto a lamina e resulta.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.