Como descobrir e tratar os piolhos

O meu filho ao fim de 10 anos ganhou piolhos pela primeira vez, ele disse que tinha comichão eu e a avó procuramos procuramos e não víamos nada. Pensei deve ter cabelinhos a crescer ou algo do gênero. Mas eu sabia que por vezes eles são difíceis de encontrar. E passado uns dias depois de ele insistir que tinha comichão, lá descobri os bicharocos.

Como descobrir se o meu filho tem piolhos?

Esta foi a forma mais eficaz que encontrei ao invés de andar ali á procura dos bichos. Deitar um pouco de pó talco sobre o pente e pentear o cabelo sobre o lavatório branco. Se houver piolhos eles vão cair sobre o lavatório e vai ver uns bichinhos a mexer.

O meu filho tem piolhos e agora?

Mesmo que os outros membros da família não tenham piolhos, por prevenção todos devem fazer o tratamento.

Depois disso, todos os lençóis e toalhas em uso na casa devem ser lavados a mais de 60º, e de preferência ir á máquina de secar, pra prevenir reinfestações.

As cadeiras e sofás onde encostamos a cabeça devem ser aspirados e deitado o saco do aspirador fora.

Todos os pentes devem ser lavados com água bem quente e vinagre para eliminar possíveis ovos e lêndeas.

Quais os Tratamentos Possíveis?

Podemos tratar com os champôs, espumas próprios à venda na farmácia, com produtos caseiros e até com uns pentes eléctricos que são mais caros mas que dão para a família toda, dão para esterilizar e previne o aparecimento dos bichos.

Agrada-me resolver o problema com um produto caseiro ou com o dito pente, pois os produtos de farmácia tem insecticidas e mesmo os mais caros com produtos naturais tem produtos inflamáveis. Não quero nada disto na cabeça dos meus filhos.

Tratamento Caseiro Eficaz

Li num outro blog um comentário sobre este  tratamento que foi o único que resultou para eliminar os piolhos, após semanas a tratar com champô da farmácia.

Consiste em colocar na cabeça maionese, da mais barata que encontrar, cobrindo todo o couro cabeludo. Depois tapar o cabelo com uma touca ou papel de cozinha por mais de 1 hora (pois os ditos conseguem aguentar 60 minutos sem respirar).

No final lavar a cabeça normalmente com champô e amaciador e pentear bem o cabelo com um pente fino para tirar as lendas e piolhos mortos.

Também há pessoas que fazem o mesmo procedimento mas com vinagre e/ou azeite.

Outras Soluções?

Na minha pesquisa na net sobre o assunto, pois nunca me tinha acontecido do meu filho ter piolhos encontrei muitas dicas que resultaram com algumas mães que vou partilhar aqui:

Existem á venda nas farmácias uns pentes eléctricos que custam á volta de 40/50€ que eliminam de vez os piolhos e lêndeas e previnem o seu reaparecimento. Podem ser esterilizados e usados por toda a família. Exemplo o Dr. Pentinho muito usado no Brasil, o Caremaxx, o  Floris ou o RobiComb.

Prevenção, é Possível?

  1. Existem uns champôs preventivos á venda na farmácia, mas lá está mais químicos na cabeça dos nossos meninos. E elo que li esses produtos preventivos fazem com que os piolhos ganhem resistências por isso só estamos a contribuir para estes bichos nunca mais acabarem.
  2. Quando ouvir falar que existem crianças com piolhos na escola do seu filho, e se o seu filho já não tiver, antes de ir para a escola borrife a cabeça do seu filho com um perfume suave.
  3. Os pentes eléctricos resolvem essa questão, vá passando o pente eléctrico todos os meses para controlar e prevenir.

Como eu fiz?

Na farmácia comprei um pente eléctrico que custou 23€ (ufa bem menos do que li na internet). Quando o meu filho chegou a casa, coloquei-o sobre o lavatório, de cabeça para baixo e passei o pente no cabelo dele e saíram 37 piolhos :(. Foi ele que os contou.

Coloquei bastante maionese na sua cabecinha e pus-lhe uma touca e deixei-o andar pela casa em robe.

Enquanto aquilo atuava enchi a banheira com água e vinagre e passado cerca de 30 minutos meti-o lá dentro. Tirei-lhe a touca e mandei-o tirar a maionese na água da banheira. Ele estava todo contente e refastelado pois tinha a mãe a massagear a cabeça enquanto ele tinha a cabeça mergulhada na água 🙂

Depois lavei bem a cabeça com champô e passei o amaciador. Sequei o cabelo com o secador e passei novamente o pente eléctrico e desta vez bichos nem vê-los. No dia a seguir passar outra vez e pelo menos uma vez por semana enquanto houver infestações na escola.

De manhã antes de ir para a escola borrifei-lhe o cabelo com perfume. Espero não os ver tão cedo, ainda bem que a irmã não tinha nada. Aliás fizemos todos os teste com o pente. Adorei este pente e aconselho 🙂

Deixar uma resposta