Baguete Caseira

Fiz esta receita de baguete em casa e ficou uma delicia. Dá para 8 baguetes de 200g cada. Como não as fiz todas, dividi em saquinhos e congelei. No dia a seguir peguei em três saquinhos e aproveitei e fiz uma pizza 🙂

Ingredientes:

  • 1 Kg d farinha de trigo eu usei tipo 65
  • 1 saqueta fermipan
  • 720 ml água
  • 2 colheres de chá cheia de sal cerca de 10g

Preparação:

1 – Em uma tigela misture a farinha de trigo com a saqueta de  fermento seco. Depois junte a água e o sal e mexa até incorporar os ingredientes. Em uma superfície lisa e enfarinhada sove a massa levemente, por 5 minutos. Se tiver uma máquina de amassar ou robot de cozinha melhor ainda é mais fácil. Cubra a tigela com um filme plástico e deixe descansar por 40 minutos no microondas fechado.

2 – Depois deste tempo, transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada, divida em 8 porções de 200g cada, modele no formato de baguete. Coloque as baguetes num tabuleiro sobre uma folha de papel e coloque por cerca de 1 hora no forno a levedar. Sem temperatura ou menos de 37º.

3 – Com uma faca faça cortes  transversais nas baguetes, polvilhe um pouquinho de farinha de trigo e leve ao forno a 220º por cerca de 30 minutos. Vá dando uma espreitadela pois este tempo varia de forno para forno. Coloque também dentro do forno, na parte de baixo, uma tigela com água a ferver.

 baguete_caseira1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.