Cozinhar e Congelar Feijão

Uma das coisas que utilizo muito em diversos pratos é feijão e sinceramente é daquelas coisas que em lata não é igual, além de que fica bem mais caro. Por isso compro em grande quantidade, cozinho, divido em porções e congelo. O feijão que mais utilizo é o vermelho, mas podem fazer o mesmo com qualquer tipo de feijão.

1º Passo – Demolhar o Feijão

Vamos então passar o feijão por água para tirar aquelas primeiras impurezas e depois colocar numa bacia com água a demolhar. Tem de colocar bastante mais água do que feijão pois ele vai crescer neste processo. Eu normalmente coloco a demolhar de um dia para o outro.

Demolhar o feijão é muito importante antes de cozinhar, pois vai fazer com que o feijão abra e liberte um carboidrato que prejudica a digestão, provocando gases. Quando está de molho vai notar que faz uma espuma, que é responsável por isso. Por isso no fim vai deitar essa água fora.

Outra vantagem de demolhar é ter uma cozedura mais rápida e eficaz.

2º Passo – Cozinhar o Feijão

Jogue então a água fora e coloque o feijão numa panela normal ou panela de pressão com água(crca de dois dedos acima do feijão), sal e azeite. Na panela de pressão leva aproximadamente 20 minutos, na panela normal cerca de 1 hora.

3º Passo – Dividir e Congelar

Agora que cozinhou o feijão é só dividir em pequenas porções colocar em diferentes recipientes, etiquetar e congelar. Quando precisar é só retirar do congelador umas horas antes.

Receitas onde Pode utilizar o Feijão:

Arroz de tomate e feijão

Feijoada

Sopa de feijão

Picanha com feijão

Massa á Lavrador

Saladas com Feijão

Entre Outras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.